Mais um evento do CNCS. O CNCS tem uma tendência a recomendar tecnologias proprietárias, mas neste caso acho que como é de engenharia social não deve ser promovido esse tipo de coisas nefastas. Mas aqui vai:
O CNCS irá promover no próximo dia 9 de julho, quinta-feira feira, pelas 16h00, um Cibertema em formato Webinar, com o tema “Engenharia Social e os Ciberataques Oportunistas”.
A engenharia social é uma técnica de manipulação de pessoas com o objetivo de estas revelarem informação sensível e agirem contra os seus próprios interesses. Este tipo de técnica é um dos instrumentos utilizados em ciberataques e ações maliciosas que colocam em causa a cibersegurança dos cidadãos. Os agentes de ameaças que realizam estes ataques aproveitam as vulnerabilidades do fator humano, comprometendo os sistemas técnicos através do utilizador. Durante a pandemia de Covid-19, assistiu-se a um aumento generalizado de incidentes de cibersegurança relacionados com a engenharia social: phishing, smishing, pharming, sextortion ou fraudes na plataforma MBWay. Estas ações são oportunistas em relação a momentos de crise, em que os utilizadores se encontram mais fragilizados por emoções que podem conduzir a respostas menos refletidas. Devemos, por isso, estar preparados para que em situações de crise estas ameaças se manifestem de novo.
Este Cibertema tem como objetivo refletir sobre esta realidade, identificar os principais vetores de ataque utilizados neste contexto e ajudar a preparar os cidadãos para uma melhor capacidade de se protegerem deste género de ameaça.
Junte-se a nós e assista a mais um Cibertema!
Os utilizadores que assistam ao evento podem aceder anonimamente ao link e ver pela web, não necessitam instalar o Teams.