Enigmail será deprecado no próximo update do thunderbird

A ferramenta de encriptação ponta-a-ponta Enigmail, conhecida por permitir encriptar e assinar documentos com PGP será deprecada na próxima atualização do thunderbird (v78).

Como substituto a mozilla está a trabalhar para ter o thunderbird a suportar nativamente PGP e isto terá certamente sérios impactos na usabilidade.

Utilizadores de enigmail no thunderbird devem estar agora a receber este aviso:

thunderbird

Isto é bastante problemático dado que muita da gente que utiliza enigmail também utiliza linux e em linux é difícil controlar que software atualiza ou não (certamente possível, mas muito provável de não correr bem / a pessoa esquecer-se).

Portanto acho que é razoável assumir que muitos de nós não poderão comunicar com PGP durante a verstão 78.0 até à 78.2 ou terão pelo menos de ativar a versão ainda em testes.

Não culpo a mozila nem o enigmail, suponho que seja difícil manter este software livre, mas a verdade é que quando recomendamos pessoas de elevado risco a utilizarem estas ferramentas, temos que dar garantias que os seus workflows de segurança não são disrupted.

Significa isto que é parte da missão de ativistas de privacidade garantir o bom finançiamento das plataformas das quais dependemos.

Eu também recebi este aviso e tenho o Thunderbird 68. As distribuições devem ter esta alteração em conta e manter-se na versão 68 até que seja lançada a 78.2. Vendo o histórico de releases do Thunderbird (https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Mozilla_Thunderbird), a última release da versão 68 está planeada para Agosto de 2020, que é quando também está planeada a release 78.2. Portanto, não vejo problema em manter a versão 68 até a 78.2 estar disponível.

Como disseste, não é recomendado instalar versões mais antigas manualmente. No entanto, se o Ubuntu actualizar para a versão 78 antes da 78.2 e precisarem mesmo do PGP, ficam aqui as instruções de como fazer o downgrade: https://askubuntu.com/a/1084406

1 Like

Thanks! Esperemos então que as distros estejam de olho nisto senão vai ser o caos.

Call for testing.