Tese sobre interpretação visual da capa do livro 1984

Descobri há uns tempos esta tese de mestrado feita sobre a simbologia de todas as capas do livro 1984 de George Orwell (clássico sobre privacidade entre outras coisas).

Deixo aqui para os interessados em artes:

orwell-1

Abstract:

O livro, ao passar a ser produzido industrialmente, deixou de ser um artefacto único, acessível apenas às elites, para se tornar num objeto do quotidiano ao alcance de uma grande parte da população. Consequentemente, a capa do livro deixa de cumprir um propósito meramente protetor e decorativo e passa a servir como veículo de comunicação entre o conteúdo do livro e o seu leitor. Assim sendo, surgem novas preocupações quanto ao design da capa, já que esta se torna na ferramenta central utilizada pelas editoras, de modo a aumentar as suas vendas ao máximo. A contextualização teórica inicial deste trabalho permite compreender melhor a capa do livro, explicando a sua origem e evolução. Adicionalmente, é também explorada a relevância da capa e os aspectos que influenciam a sua forma final. Compreende-se que esta é responsável pela primeira impressão criada no leitor, moldando a sua expectativa quanto ao seu conteúdo. A vertente prática desta dissertação procura empreender o modo como uma única narrativa resulta em soluções de capa diferentes. Para tal, o trabalho foca-se nos vários designs criados para as capas de uma obra específica - o livro 1984 do autor George Orwell, publicado pela primeira vez em 1949. Esta obra, apesar de ter relativamente poucos anos, quando comparada com outros clássicos, foi republicada mais de 400 vezes desde a sua publicação, evidenciando enumeras abordagens no seu design. Esta análise examina essas abordagens centrando-se no modo como diferentes aspectos e interpretações de uma narrativa resultaram em diversas soluções de design, cada uma procurando expressar a sua própria visão.

Obtenham a tese aqui:

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/28168/1/Diana_Alves.pdf


Se quiserem encontrar mais teses como esta sobre privacidade, pesquisem no repositório de teses em Língua Portuguesa: RCAAP

1 Like